sábado, 16 de junho de 2012

Sábado- A verdade ! Feito Para Mim

FEITO PARA MIM
Será que os Mandamentos ainda devem ser seguidos? E o quarto mandamento que falta a respeito do sábado?Você já parou para pensar nisso? Segundo a Biblia,os Dez Mandamentos são imutáveis [SL 89:34: MT 5:17.18]e eternos [SL 111.7.8].Eles foram escritos pelo próprio dedo de Deus em duas tábuas de pedra [Dt 4:13]. Eles apresentam o padrão divino de conduta para a humanidade.Nenhum deles pode ser quebrado [Tg 2:10] ou alterado [Mt 24:35].

A lei de Deus é a lei do amor.É uma revelação do caráter do Autor.Seus dois grandes princípios são: amor a Deus(os quatro primeiros mandamentos) e amor ao próximo (os seis mandamentos restantes- Rm 13:10). Esse é o resumo da lei mencionado por Jesus (Mt 22:37-40).

Quando lemos os Evangelhos,percebemos que Jesus guardou os mandamentos [Jo 15:10 Lc 4:16] e engradeceu-os mostrando a espiritualidade da lei [Is 42:21; Mt 5:21.22.27.28]. Ele NÃO veio abolir a lei (Mt 5:17-19), mas veio cumpri-la. Se a lei foi abolida na cruz,então não existe mais pecado,pois ''pecado é a transgressão da lei''. (1Jo 3:4)

Mas você pode dizer: ''Mas a fé em Jesus não anula o nosso compromisso de obedecer á lei?'' A Biblia,porém,nos mostra uma visão totalmente contrária a este pensamento [Rm 3:31;Tg 2:17]. A obediência comprova se realmente amamos a Jesus e temos fé nEle [Jo 14:15; 1Jo 2:4]. Essas são as duas características que distinguem os verdadeiros seguidores de Jesus: fé e obediência aos mandamentos [Ap 14:12].

Ninguém será salvo por guardar o sábado ou a lei.Somos salvos pela graça de Cristo.A obediência aos mandamentos é resultado da atuação da graça em nossa vida. [Ef 2:8-10]. Portanto,não guardamos o sábado para sermos salvos,mas o fazemos porque amamos a Jesus [Jo 14:15].

A observância do sábado,o quarto mandamento [Êx 20:8-11].sempre esteve em vigor tanto no Antigo como no Novo Testamento [Êx 16:26; Is 58:13.14; Mc 2:27.28; Lc 4:16:23:54-56; At 13:14.42 44: 17:2]. Ele foi instituido na semana da criação.No sétimo dia Deus descansou,abençoou e santificou [Gn 2:1-3] este período de 24 horas que serviria de benefício a todo homem [Mc 2:27] Além de ser  uma lembrança de que fomos criados por Deus,o sábado é um memorial da rendenção [Dt 5:15].

Outro ponto muito importante:O sábado é o sinal entre Deus e Seu povo [Êx 31:13. 16.17;Ez 20:12.20]. É o selo,a marca de Deus em Seus verdadeiros seguidores [Ap 7:1-4; Is 8:16]
O alto de selar é um costume biblico [Et 3:12; Dn 6:17]. Antigamente um selo real possuía três características: continua o nome,a função e a jurisdição do governante.O quarto mandamento é o único na lei que revela essas três características divinas:Nome: Senhor Deus; Função:Criador; Jurisdição: o céu ,a terra,o mar e tudo o que neles há.Portanto o sábado é o selo ou sinal de Sua autoridade.


E como foi a mudança do sábado para o domingo?

Contrariando a ordem divina,os homens mudaram a observância do sábado para o domingo.Isto fora predito em Dn 7:25.Como resultado,a grande maioria dos cristãos hoje,observa o primeiro dia da semana.É preciso deixar claro que nenhuma das oito referências ao ''primeiro dia da semana'',no Novo Testamento,dizem que devemos guardar esse dia,Jesus nos advertiu,portanto,a não seguirmos tais ''preceitos de homens'' (Mt 15:9).

A História comprova que o cristianismo primitivo,influenciado pela cultura greco-romana absorveu vários elementos de origem pagã,dentre os quais se destaca o culto ao Sol no primeiro dia da semana (domingo).Os mitraistas romanos,por exemplo veneravam o Sol Invictus cada domingo e celebravam anualmente o seu nascimento no dia de 25 de dezembro.Tentando harmonizar alegoricamente o Sol Invictus com o 'sol da justiça'',do cristianismo [Ml 4:2;Jo 8:12],muitos cristãos começaram a adorar a Cristo no domingo como ''dia do Sol'' [Sunday em inglês].

A guarda do domingo ganhou força no dia 7 de março de 321 d.C... quando o imperador romano Constantino,um devoto adorador de Mitra.decretou ''que todos os juízes,e  todos os habitantes da cidade,e todos os mercadores e artifices descansem no venerável dia do Sol''. Esse decreto foi seguido por várias medidas eclesiásticas para  legalizar a observância do domingo como dia de guarda para os cristãos.O próprio Catecismo Romano, 2° ed. (Petrópo,AJ: Vozes 1962).p.376 reconhece a atuação da Igreja Católica nesse processo,ao declarar:''A Igreja de Deus,porém,achou conveniente transferir para o domingo a solene celebração do sábado.''


Então,a quem  voc~e seguirá? A verdade biblica ou as tradições humanas? Escolha a verdade !










Nenhum comentário:

Postar um comentário